Escolha ser feliz
Nossas escolhas de vida têm consequências positivas e negativas, seja qual for o objetivo a alcançar com elas. Todas, sem exceção, trazem em si dores e amores, e sobre cada uma delas seremos sempre responsabilizados. Desde as mais simples decisões, como ir ou não a uma festa ou compromisso, até as mais complexas, como aceitar um pedido de casamento ou comprar sua casa própria, sempre, inevitavelmente, haverá consequências e responsabilidades a serem assumidas.
Trabalhar com aquilo que você ama nem sempre que dizer ganhar bem; assim como ganhar bem pode significar detestar o que se faz. Terminar um relacionamento de anos pode te faz sentir vazia e solitária; mas continuar nele, talvez te aprisione e sufoque. Mudar de cidade e deixar para trás os amigos com quem você cresceu pode ser assustador; mas também pode te levar pra lugares cheios de vida e alma colorida.
Da mesma maneiram SER FELIZ também é uma escolha! Você pode desconfiar do que te digo, pode pensar “o Diego acha que a vida é fácil, mas não conhece os desafios que eu enfrento”. Acredite: assim como você, eu conheço cada desafio que a vida adulta nos impõe. Sei o quanto é difícil se relacionar com pessoas que não são nossas amigas, mas com quem a convivência é inevitável. Sei como é ter que trabalhar um dia inteiro, sem hora para ir pra casa, pois as contas no fim do mês não se importam se você está cansada ou não. Sei como é sentir o peito apertado numa noite fria, sozinha em casa, quando tudo o que você queria era estar em qualquer lugar exceto ali.
Mas eu sei que, se a dor é inevitável, o sofrimento é uma decisão pessoal. A tristeza – assim como a solidão, a angústia e a ansiedade, por exemplo – faz parte do destino e devemos sim vivenciar cada um desses sentimentos quando eles se aproximam de nós. Devemos viver o luto pela perda de um amor, o a raiva por não conquistar o emprego que desejamos ou a ansiedade pela véspera de um grande compromisso. Mas não podemos, por respeito a nós mesmos, nos entregarmos e sermos dominados a esses sentimentos. Tudo na vida tem início, meio e fim e cada uma dessas experiências devem ser também assim.
Da mesma maneira, se devemos viver as emoções negativas, por que não deveríamos viver as emoções positivas de forma verdadeira e integral? E por que não fazer disso uma rotina?
Perder o emprego é uma situação horrível, especialmente nos dias atuais. E você tem todo o direito de ficar muito, muito brava por isso! Mas ao invés de perder dias e noites nervosa, preocupada com as contas que vão vencer, você já se deu conta que agora você tem a possibilidade de se redescobrir profissionalmente, encontrar um novo emprego fazendo aquilo que mais gosta ou ainda descobrir num hobby como cozinhar ou costurar uma maneira de ganhar dinheiro, em casa, junto de quem você ama? SER FELIZ É UMA ESCOLHA!
Ser deixada no altar – ou receber uma mensagem de whatsapp avisando que seu namoro acabou – estilhaça mesmo o mais duro e forte dos corações. E você pode – aliás, deve! – lavar a alma dessa dor. Mas ao invés de passar dias chorando ao telefone com as amigas, bebendo todas com a desculpa de que “é pra esquecer”, você já se deu conta que agora você pode, finalmente, fazer aquela viagem pro interior e ver as cachoeiras e trilhas no meio do mato que seu ex detestava e nunca aceitou o convite? Ou ainda, que você não precisa mais checar o celular de 5 em 5 minutos, preocupada se ele te ligou e você não viu, pois sabe que por isso vai enfrentar uma série de perguntas chatas à noite? SER FELIZ É UMA ESCOLHA!
Perder a hora e chegar atrasada no aeroporto e, por isso, precisar remarcar seu voo para o dia seguinte é realmente incômodo – além dos gastos com a troca da passagem. E é claro que você pode xingar o mundo, o trânsito e o despertador (e a si mesma tb, dominhoca!). Mas você já se deu conta que agora você pode passar o domingo na casa dos seus pais, de pijama, vendo filme e comendo pipoca agarrada nos seus sobrinhos sem se preocupar se tem hora para voltar pra casa? SER FELIZ É UMA ESCOLHA!
E além de ser uma escolha, SER FELIZ é uma ferramenta poderosa na TRANSFORMAÇÃO DA SUA VIDA! O Universo é um reflexo daquilo que projetamos a ele. Se o que projetamos for negativo, ele nos escutará e receberemos em troca o mesmo tipo de negatividade. Da mesma maneira, se o que projetarmos a ele for positivo, o Universo retribuirá com positividade. Por isso, escolher ser feliz não é apenas uma atitude, mas um investimento: quanto mais você escolhe ser feliz, mais felicidade o Universo lhe devolverá, numa espiral de crescimento constante!
Eu falarei mais sobre isso nos próximos textos, mas antes de me despedir por hoje quero te deixar uma tarefa, tudo bem? Pense nas mudanças que você deseja em sua vida - e, principalmente, nas mudanças que você tem medo de realizar - e se pergunte: de que maneira me sentirei mais completa? Não importam as consequências!
O seu tempo é hoje e a escolha é toda sua, por isso, ESCOLHA SER FELIZ!
Ah! Quero te fazer um convite: esse texto faz parte de uma sequência de três reflexões sobre a busca da felicidade: "Domine seus medos", "Perdoe a si mesma" e "Escolha ser feliz". Para ler os próximos, é só clicar nos links "Leia Também", abaixo, e seguir comigo nessa jornada. Vamos juntos?
Ah!! Além disso, quero te convidar a conhecer uma técnica fantástica, que tem recuperado milhares de vidas e transformado um caminho comum em uma vida plena e abundante. Você sabe o que é Coaching? Clique e descubra o Coaching Integral Sistêmico.
Texto originalmente publicado em: https://www.diegodeoxossi.com.br/home/escolha-ser-feliz