Josh Groban: o tenor lírico que encantou Hollywood
Considerado um dos cantores mais expressivos dos Estados Unidos, Josh Groban faz uma mistura de música clássica com o pop, resultando num som ímpar, trazendo consigo não só a firmeza de uma voz madura mas a jovialidade de um rapaz que consegue tocar nossos sentimentos mais profundos com sua música.
Aluno da Bridges Academy, estudava teatro após o período normal de aulas. Entre 1997 e 1998 passou a ter aulas de canto fora da escola, além de a frequentar a Interlochen Center for the Arts, em Michigan, onde recebeu seu diploma em Teatro Musical. Em 1998 Josh Groban foi apresentado ao arranjador, produtor e ganhador do Grammy David Foster com quem trabalhou como cantor de ensaios para vários eventos, incluindo a posse de Gray Davis como governador da Califórnia em janeiro de 1999 e, no mesmo ano, o Grammy Awards - cantando com Céline Dion a música The Prayer. Vale ressaltar que, nesta época, ele tinha apenas 17 anos.
Através da gravadora de Foster, Josh Groban recebeu o convite para o contrato gravação com a Warner Records. Sob a influência de seu mentor, ele gravou seu primeiro album, focado em músicas clássicas. A partir de então passou a participar de alguns eventos como o DVD da turnê de Sarah Brightman La Luna World Tour 2000/2001, cantando com ela There For Me, cantou com Lara Fabian a música For Always da trilha sonora de "A.I. - Inteligência Artificial" (2001), participou de vários shows beneficentes como o The Andre Agassi Grand Slam Event For Children - cantando ao lado de artistas como Elton John, Stevie Wonder e Robin Williams - e o Muhammad Ali's Fight Night Foundation que homenageou o ator Michael J. Fox, dentre outros.
O criador da série Ally McBeal, David E. Kelley, ao assistir uma das performances de Josh, ficou tão impressionado com seu talento que, no episódio final da temporada de maio de 2001 da série, criou para ele o papel de Malcolm Wyatt. Nesta ocasião Josh cantou a música You're Still You e a resposta do público foi tão favorável que ele voltou a interpretar o papel em outro episódio, cantando então To Where You Are.
Em 2004 gravou a música Remember Me, trilha sonora do filme Tróia (Troy), estrelado por Brad Pitt e Orlando Bloom, e também participou, com a música Believe, da trilha sonora do filme The Polar Express (inspiradora aventura baseada no livro para crianças de Chris Van Allsburg), dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks e Leslie Harter Zemeckis.
Em 2007 um álbum especial de natal, Noël, que vendeu mais de 3,6 milhões de cópias e durante 11 semanas dominou as paradas dos EUA.
Em 2009, Josh gravou uma participação no álbum Mi Plan da cantora luso-canadiana Nelly Furtado com a música Silencio.
Em 2010, participou da regravação de We are the World.
Josh ainda fez uma participação em Glee: em Acafellas (episódio 3 da 1º temporada), Josh vai a um show de Will, Puck, Finn, Ken e Sandy; lá ele se explica com Sandy e fala para ele parar de mandar emails e ligar para ele. Em Journey (Episodio 22 da 1º Temporada, ultimo), ele é um dos jurados das regionais e entrega o troféu de 1º lugar a Vocal Adrenaline.
Descubra mais sobre a brilhante carreira de Josh Groban em http://www.joshgroban.com
Texto originalmente publicado em: https://www.diegodeoxossi.com.br/home/josh-groban-o-tenor-lirico-que-encantou-hollywood